Rede Trans Realiza 1º Encontro Nacional de Homens Trans.

I ENCONTRO NACIONAL DE HOMENS TRANS DA

REDE TRANS BRASIL

TEMA: VISIBILIDADE PARA HOMENS TRANS – EXISTIMOS PORQUE RESISTIMOS

 

Diante a realidade brasileira ao que se refere a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans, podemos dizer que o Brasil tem avançado no que se diz respeito aos direitos desse segmento, mas também sabemos, que ainda assim, ele se encontra em primeiro lugar como o país que mais mata essa população no mundo. Não podemos deixar, então, que os avanços que vem sendo aos poucos conquistados com o protagonismo das lutas desse movimento, ocultem todos os retrocessos e retiradas de direitos que pesam sobre essas pessoas.

Assim como, a Rede Trans Brasil vem ocupando espaços que possibilitam a discussão, elaboração de projetos e ações voltadas para a efetivação de políticas públicas voltadas para a população trans, o Núcleo de Homens trans da Rede Trans Brasil – NHT tem trabalhado para garantir o empoderamento político e representatividade de pessoas transmasculinas dentro dos espaços de governo e militância LGBTI, para que consigamos tirar as nossas pautas da invisibilidade e mostrar que nossa população também tem suas demandas específicas.

A partir disso, notamos que surgiu a necessidade de realizar o I Encontro Nacional de Homens Trans da Rede Trans Brasil – ENHT com o objetivo de produzir o levantamento das demandas dos homens trans sobre as particularidades de cada região com base nos temas abordados nas rodas de conversa, e através da metodologia entre pares no debate e na troca de vivência protagonizada por essa população e, por meio disso, elaborar de forma estratégica e coletiva as propostas e os planos de ações que possam resultar em políticas públicas para esses homens, de modo que supra as deficiências que encontramos no sistema de promoção a saúde (sexual, reprodutiva e mental), educação, mercado de trabalho, segurança, entre outros.

O NHT acredita que com resistência, união, colaboração e protagonismo nesses espaços, conseguiremos avançar cada vez mais, e mais fortes. Acreditando nisso, é que o tema pensado para o nosso primeiro encontro foi Visibilidade para homens trans: Existimos porque resistimos.

O evento terá formato dos Workshops da Rede Trans Brasil, ou seja, dividido em rodas de conversas que nortearam especificamente os principais assuntos referentes a essa população. Priorizando o protagonismo, lugar de fala e representatividade de pessoas transmasculinas. O Encontro teve suas mesas temáticas composta em sua maioria por homens trans.

O I Encontro Nacional de Homens Trans da Rede Trans Brasil foi  realizado na cidade de Aracajú-SE, do dia 1 a 4 de agosto de 2018. O intuito foi o de fortalecer a luta desse segmento por meio do empoderamento e troca de experiência entre os participantes, que eram de origens diversificadas. Os frutos desse momento foram as propostas de políticas públicas e planos de ações elaboradas pelos rapazes que estavam presentes no evento.

O Núcleo de Homens Trans da Rede só temos a agradecer pelos dias maravilhosos de debate e união que o evento possibilitou a todos que participaram, assim como, somos gratos pela colaboração de todos que somaram conosco nesse primeiro encontro.

Confira no link abaixo o vídeo com depoimentos de alguns Homens Trans Filiados a Rede Trans Brasil.

https://www.facebook.com/redtransbrasil/videos/2315483932012376/?t=176

 

Confira abaixo alguns cliques do evento. 

 

Deixe um comentário