8 de Março por TODAS as Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York – uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. No século XX a mulher teve um grande salto e foi com muita luta que elas ocupam hoje cargos importantes como é o caso do Brasil onde em 2010 foi eleita a primeira mulher presidenta da Republica.
No Brasil a luta da mulher começou com o direito ao voto adquirido em 1932 onde elas ganharam o direito ao voto e de serem eleitas a cargos públicos, a história da conquista das mulheres vem de alguns séculos e que ganha força nas ultimas décadas.
Portanto a criação da data não tem apenas o objetivo de comemorar o dia das mulheres mas, discutir o papel da mulher no mundo, buscando respeito nos direitos das mulheres de orientação e identidade diversas, no Brasil podemos destacar a lei Maria da Penha que teve um grande avanço no direito da mulher, e logo após a sua jurisdição estendida para as mulheres travestis e transexuais, precisamos de uma sociedade que reconheça a importância e a atual conjuntura de vulnerabilidade da mulher, em especial as discriminadas como mulheres e não reconhecidas como tal na vida social brasileira.

 

#NenhumaAMenos #PorTodasAsMulheres

Deixe um comentário