NOTA DE REPÚDIO À POSTURA TRANSFÓBICA DE JOÃO DÓRIA, GOVERNADOR DE SÃO PAULO

NOTA DE REPÚDIO À POSTURA TRANSFÓBICA DE JOÃO DÓRIA, GOVERNADOR DE SÃO PAULO

A Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil – REDETRANS Brasil – teve sua fundação no ano de 2009, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e é uma instituição nacional que representa as pessoas Travestis e Transexuais no Brasil.
População essa que, no Brasil, compartilha de histórias de exclusão social e discriminação, a qual é origem de muito sofrimento, confirmado por meio de discursos sobre a violência e a depreciação social que sofrem todos os dias.
Repudiamos a postura do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, em recolher, nesta terça-feira (03/09), o material escolar de Ciências para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo. A apostila explica os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Também traz orientações sobre gravidez e infeções sexualmente transmissíveis.
A Base Nacional Comum Curricular é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil, sendo que países desenvolvidos já organizam o ensino por meio de bases nacionais. O documento define as linhas gerais do que os alunos das 190 mil escolas do país devem aprender a cada ano.
Importante aqui lembrar da Campanha antidireito à população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) realizada por uma ala conservadora da sociedade sobre a inclusão das questões de gênero e diversidade sexual nos Planos Estaduais e Municipais durante o ano de 2017.
Acreditamos que o colegiado de professores que elaborou essa apostila tem uma compreensão que o debate sobre diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivo seja fundamental para a garantia da igualdade e do combater a violência contra a população LGBT.
Negar o direito a educação que respeite e valorize os direitos humanos, é ser contrário a pessoas historicamente marginalizadas, sendo que respeitá-las em sua completude é uma iniciativa de total importância para combater a violência sofrida pela população de Travestis e Homens e Mulheres Transexuais.

 

BAIXE A NOTA EM PDF NO LINK ABAIXO

Nota de Repúdio à postura transfóbica de João Dória, Governador de São Paulo

Deixe um comentário