NOTA DE HOMENAGEM PÓSTUMA DRª MARILUZA TERRA

A Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil– REDETRANS teve sua fundação e registro no ano de 2009 na cidade do Rio de Janeiro, instituição nacional que representa as Travestis e Transexuais do Brasil.

Na última sexta-feira, dia 11 de outubro, nos despedimos com muito pesar e dor da Professora e Doutora da Universidade Federal de Goiás, Mariluza Terra. Responsável pela criação de Projeto TX em 1999, no qual a missão era atendimento e acompanhamento a Pessoas Trans no Hospital das Clinicas de Goiânia – GO na Faculdade de Medicina da UFG. Pioneira na implementação desse serviço no SUS enfrentou muitos preconceitos e barreiras em defesa desse direito às pessoas Trans. Hoje tem reconhecimento nacional e internacional, sendo referência na prestação de serviço dentro do Processo Transexualizador do SUS.

Para além das boas práticas e grandiosidade no serviço público, descrever essa grande profissional da área de saúde é elevar o ser iluminado, que servia de exemplo para outros profissionais e de esperança para nossa população, muitas vezes angustiados e oprimidos por uma sociedade injusta. Dona de uma generosidade e carisma, tratava seus pacientes como filhxs, com carinho e dedicação, tendo assim o título de ‘mãezinha’.

Após 20 anos de trabalho em prol da população Trans, a Dra. Mariluza Terra deixa um legado de boas ações e um projeto estruturado no Hospital das Clinicas de Goiânia.

De todo segmento Trans. que teve conhecimento de sua pessoa ou de seu trabalho o nosso MUITO OBRIGADO e siga em paz!

 

LINK PARA BAIXAR A NOTA NA ÍNTEGRA:

Nota de Homenagem Póstua Drª Mariluza Terra

Deixe um comentário