Hoje é o Dia Internacional da Visibilidade Trans

Imagem: Pexels/Oriel Frankie Ashcroft

A visibilidade de pessoas travestis e transexuais é celebrada no Brasil no dia 29 de janeiro. Hoje, dia 31 de março, comemora-se o Dia Internacional da Visibilidade Trans. A data foi criada em 2009 pela ativista americana Rachel Crandall, que reivindicava o reconhecimento das identidades de pessoas transgêneres e a conscientização sobre a discriminação enfrentada por essa população em todo mundo.

Hoje a data é representada pela Trans Student Educational Resources, uma organização fundada em 2011 e liderada por jovens estudantes, dedicada a transformar o ambiente educacional para alunos trans e não-conformes com gênero através da garantia de segurança e capacitação.

Em 2014, a data passou a ser reconhecida por ativistas de vários países, como Irlanda e Escócia.

No Brasil, o dia da visibilidade trans foi oficializado em 2004, quando ativistas travestis e transexuais ampliaram o lançamento de uma campanha publicitária de conscientização chamada “Travesti e Respeito”. Foi realizado um ato público no Congresso Nacional, fazendo com que os parlamentares brasileiros de fato enxergassem a existência e a realidade dessa população.

Viva a luta de pessoas trans no Brasil, na América Latina e no mundo!

Deixe um comentário