Hoje é o Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual

No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Travesti e Transexual. Mais conhecido como Dia do Orgulho Trans, a data foi marcada em homenagem à Associação de Travestis e Liberados, a ASTRAL, primeira ONG da América Latina a lutar pelos direitos da população de travestis e transexuais, fundada neste dia em 1992, no Rio de Janeiro.

A ASTRAL foi idealizada por Jovanna Cardoso da Silva, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier, abraçando lutas que perduram até hoje: combater a violência transfóbica, promover inclusão social, prevenir contra a contaminação de HIV e resgatar a cidadania plena entre a população de travestis e transexuais.

Em 2017, o Fórum de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro reconheceu, ratificou e instituiu a data em âmbito nacional, como Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual, para lembrar a história do movimento e torná-la conhecida em todo o país.

O Dia do Orgulho Trans simboliza uma marca histórica para o segmento no Brasil, já que pela primeira vez a população trans se organizava de forma política, causando visibilidade e repercussão na mídia, dada sua importância ao articular essas pessoas em associações, para aumentar as forças coletivas e lutar pela existência das pessoas travestis e transexuais.

Deixe um comentário