Oportunizar dialoga com vereadora e agência de empreendedorismo em primeiro dia de advocacy no Espírito Santo

Reunião com a vereadora Camila Valadão

A coordenadora do projeto Oportunizar, Tathiane Araujo, esteve em Vitória para cumprir a agenda de advocacy, seguindo o plano de ação do projeto, que prevê visitas a todos os estados atendidos – como já aconteceu no Rio Grande do Sul e no Amapá. Acompanhada de Liliane Caldeira, representante do Oportunizar no Espírito Santo, Tathiane construiu diálogos importantes para o desenvolvimento da capacitação e empregabilidade da população trans.

No dia 30/11, os objetivos e estratégias do projeto Oportunizar foram levados ao gabinete da vereadora Camila Valadão, com uma explanação de Tathiane sobre a violência contra a população trans no Brasil, através de dados do último dossiê publicado pela Rede Trans Brasil, no início de 2021. Na ocasião, além da equipe do Oportunizar e da vereadora, estavam presentes Rogério Scandyan e Renan Cadais, da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). Ficou acordado com a vereadora o agendamento de uma audiência pública ou uma tribuna livre em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em janeiro, na Câmara Municipal de Vitória. Outra reunião deve ser marcada para estudar um plano de ação dentro da Câmara, conhecida por ser uma casa machista e preconceituosa.

Reunião com a ADERES

Em seguida, no mesmo dia, a equipe do Oportunizar reuniu-se com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES). O diretor da agência, Alberto Farias Gavini Filho, pactuou uma parceria para oferta de cursos na área de do empreendedorismo, além de suporte físico e de comunicação para a realização de uma transmissão on-line no Dia da Visibilidade Trans, com participação de todos os agentes do projeto Oportunizar. Tathiane convidou o diretor da ADERES para uma visita técnica ao projeto TransCidadania, em São Paulo, visando uma futura implementação de iniciativa semelhante na capital capixaba.

Deixe um comentário