Oportunizar: Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Vitória disponibilizará turmas na modalidade EJA para pessoas trans

Dando sequência à parceria sinalizada em dezembro do ano passado, a multiplicadora do projeto Oportunizar no Espírito Santo, Liliane Caldeira, reuniu-se com a gerente de Política de Cidadania e Direitos Humanos do município de Vitória, Renata Segóvia, para planejar a abertura de turmas para pessoas trans na modalidade EJA (educação de jovens e adultos). A reunião aconteceu no dia 18/01, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em Vitória, com as participações da coordenadora do programa EJA de Vitória, Heloisa Silva; a diretora escolar, Cleidmar Rosalino Pereira; a assistente social da Coordenação Municipal de Diversidade, Juliana Guimarães e a militante trans Barbarah Viana Brasil.

Ficou pactuado que o Oportunizar realizará um mapeamento prévio da população trans da Grande Vitória para descobrir as regiões onde há maior concentração de pessoas trans e travestis. A partir desses dados, será definida a distribuição das turmas. A coordenadora do EJA de Vitória sugeriu o cadastramento e documentação da população atendida, como forma de controlar a evasão. Foi pontuada também a necessidade de articulação do Oportunizar junto à gestão estadual para integrar a oferta dos ensinos fundamental e médio.

Uma nova reunião será agendada, dessa vez agregando movimentos sociais como forma de ampliar as políticas de inclusão de pessoas trans e travestis.

Deixe um comentário