Oportunizar: Deputada Luciana Genro pretende destinar emendas para educação de pessoas trans no Rio Grande do Sul

A vereadora de Porto Alegre, Natasha Ferreira, a deputada estadual Luciana Genro e a educadora Ana Paula Sander

A educadora do projeto Oportunizar no Rio Grande do Sul, Ana Paula Sander, reuniu-se mais uma vez com a deputada estadual Luciana Genro, no dia 21 de fevereiro, para tratar da criação de um programa de resgate social para pessoas trans, aos moldes do Transcidadania de São Paulo. A ideia foi discutida em novembro do ano passado, quando a equipe do Oportunizar conversou pela primeira vez com a deputada.

Na reunião de segunda-feira, Luciana Genro sugeriu uma nova estratégia para minimizar a situação de vulnerabilidade social da população trans, através da retomada dos estudos. A deputada pretende destinar emendas parlamentares que financiarão bolsas de estudos em 2023. Ela explicou que o projeto indicativo no modelo do Transcidadania dificilmente seria aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e mesmo um projeto de lei enfrentaria a barreira da bancada conservadora.

A deputada comprometeu-se em estudar as possíveis alternativas para que o orçamento de emenda parlamentar possa ser destinado às bolsas de estudo para a população trans. “Sabemos os estigmas que as pessoas transexuais enfrentam e o abandono da escola é um sintoma disso. Iremos verificar a melhor forma de concretizar essa parceria”, afirmou Luciana.

Deixe um comentário