Rede Trans Brasil elege nova diretoria e dá início ao 5º Workshop Nacional em Aracaju (SE)

A Rede Trans Brasil realizou na noite de ontem (03/04) a eleição e posse de sua nova diretoria em assembleia geral, realizada na cidade de Aracaju (SE), tendo sua primeira chamada às 16h e a segunda chamada às 18h30. A assembleia, que antecedeu o 5º Workshop Nacional da Rede Trans Brasil, foi elaborada entre novembro de 2021 e janeiro deste ano, quando a instituição realizou três plenárias virtuais junto às filiadas para definir a data e construir a metodologia e programação.

Durante a assembleia, as diretoras da antiga gestão conduziram a mesa fazendo um recorte da atuação política, destacando a ocupação de espaços em conselhos nacionais, incidindo decisivamente no controle social, assim como a atuação de advocacy junto ao Legislativo e ao Judiciário em incidências importantes como a alteração de nome e gênero. Também foi apresentada a prestação de contas da atuação do último mandato de projetos executados e atuações estratégicas da entidade, além da reformulação do estatuto social da organização.

A militante Tathiane Araujo (SE) foi reconduzida ao cargo de presidenta. A vice-presidência agora será ocupada por uma representante trans feminina e outro trans masculino. A veterana Marcely Malta (RS) continua no cargo, agora acompanhada de Rafael Carmo (PA). A diretoria ganhou a ocupação de novxs militantes que se destacaram na última gestão, mesmo sem cargos diretivos. Tathiane vê essa eleição como um momento de renovação após o período de pandemia: “A nossa diretoria, além das perdas da pandemia, teve a perda de pessoas que seguiram outros rumos. Então, a gente tem agora sangue novo na militância, junto a membros experientes, de história, compondo um grande time de direção.”

A assembleia geral foi encerrada às 20h40 e logo em seguida começou a formação da mesa de abertura do 5º Workshop Nacional, composta por representantes da recém-eleita diretoria da Rede Trans Brasil e autoridades locais, a exemplo da vereadora de Aracaju Ângela Melo, que também integra a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com o tema “Advocacy institucional qualificado e integrado em rede”, o workshop reuniu lideranças trans de todos os estados brasileiros. A noite foi encerrada com apresentações culturais das artistas trans convidadas Maluh Andrade, Karen Diogo e Keythy Latoya.

Veja fotos do evento em nosso Instagram

Conheça a nova direção e conselheiros da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil:

Presidenta: Tathiane Araújo

Vice-presidenta: Marcelly Malta

Vice-presidente: Rafael Carmo Ramos

Secretária Geral: Dediane Souza

2ª Secretário: Cauã Cintra

Tesoureira: Cristiany Beatriz

2ª Tesoureira: Rebeka de França

Secretária de Comunicação: Sayonara Naider

Secretária Adjunta de Comunicação: Isabella Santorine

SECRETARIAS REGIONAIS

Secretária Norte: Karen de Oliveira

Secretária Nordeste: Samilla Aires

Secretária Sul: Liroos Ávila

Secretária Sudeste: Rhayana Meireles

Secretária Centro Oeste: Nathalia Vasconcellos

CONSELHO DE ÉTICA

Nicolas Augusto

Adriana Gretta

Samantha Cabral

Silvia Reis

Giovanna Diotti

CONSELHO DE FISCAL

Nathan Phelipe

Joyce Alves Gomes

Nicolas Augusto

Deixe um comentário