Oportunizar: Vereador Mauro Rubem anuncia projetos de lei em prol de pessoas trans em audiência pública em Goiânia

Aconteceu ontem, 26/05, audiência pública convocada pelo vereador Mauro Rubem na Câmara Municipal de Goiânia. A iniciativa surgiu da parceria que o vereador firmou com o projeto Oportunizar, em fevereiro, visando suscitar um debate sobre a capacitação profissional e o mercado de trabalho para pessoas trans e travestis na capital goiana.

O vereador recomendou que se dialogue com as empresas locais na busca de oportunidades e inclusão. Ele aproveitou para comunicar que protocolou dois projetos de lei, que agora tramitam na Câmara, um propondo cota para pessoas trans em concursos públicos e outro reservando vagas para pessoas trans em empresas que prestam serviços para órgãos públicos.

A analista de educação profissional Fernanda Marques, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), anunciou a oferta de turmas em cursos de diversas áreas destinadas ao público trans. Os cursos serão gratuitos, com cargas horárias de 40 a 200 horas e com auxílio para lanche e transporte. A analista informou ainda que o Senai continuará com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante.

Participaram também da audiência a representante do Oportunizar em Goiás, Cristiany Beatriz, o superintendente LGBTQIA+ da Prefeitura de Goiânia, a superintendente de Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, Ângela Café, e a presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita Marcelo Castro.

Com informações de A Redação

Deixe um comentário