Oportunizar: acompanhe ações de advocacy realizadas entre julho e agosto

Amapá Em julho, Rafaela Esteffans, representante do projeto no Amapá, reuniu-se com o segmento LGBTQIA+ da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e o deputado federal Camilo Capiberibe. Ciente da importância do advocacy pela empregabilidade de pessoas trans, Camilo e os também deputados federais Denis Bezerra (CE) e Lídice da Mata (BA) destinaram verba de emendas …

Ler mais…Oportunizar: acompanhe ações de advocacy realizadas entre julho e agosto

Setembro Amarelo: políticas afirmativas pela saúde mental de pessoas trans

O suicídio é um problema de saúde pública muito grave. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o oitavo país com maior índice de suicídios no mundo. Os mais afetados são jovens entre 15 a 29 anos, a maior parte do gênero feminino. Em relação à população trans, faltam mais …

Ler mais…Setembro Amarelo: políticas afirmativas pela saúde mental de pessoas trans

Nota de pesar: o movimento trans brasileiro perde Janaína Lima

É com dor, susto e pesar que recebemos a notícia do falecimento da coordenadora da Rede Trans Brasil em São Paulo Janaína Lima, nesta sexta-feira (03/09), em decorrência de um infarto. Travesti ativista, Janaína era formada em Pedagogia, atuou como Educadora Social pelo Cedap e pelo Grupo Identidade no projeto Cidadania na Pista, foi Conselheira …

Ler mais…Nota de pesar: o movimento trans brasileiro perde Janaína Lima

Oportunizar: coordenação realiza reunião estratégica em Recife

Nesta terça-feira (31/08), a capital pernambucana recebeu visita estratégica do projeto Oportunizar. A coordenadora Tathiane Araujo esteve no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBT, onde discutiu objetivos e ações com a presidente da Natrape (Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco), Samantha Vallentine. Na ocasião, foi realizada uma reunião com a coordenadora de …

Ler mais…Oportunizar: coordenação realiza reunião estratégica em Recife

Oportunizar: equipe de educadores produz diversos conteúdos em oficina sobre advocacy realizada em Aracaju

Após dois dias intensos de atividades educativas e trocas de experiências e vivências, tanto a equipe do projeto Oportunizar quanto os palestrantes convidados concordaram em uma coisa: a oficina de formação em advocacy realizada na cidade de Aracaju (SE) foi um verdadeiro sucesso. Ao final da programação, em reunião para avaliar os produtos e resultados, …

Ler mais…Oportunizar: equipe de educadores produz diversos conteúdos em oficina sobre advocacy realizada em Aracaju

Oficina do projeto Oportunizar será realizada em Aracaju

Nos dias 19 e 20 de agosto, a equipe do projeto “Oportunizar – Ação Nacional de Empregabilidade para Pessoas Trans” estará reunida em Aracaju para oficina de formação em advocacy e construção de plano operacional. Na programação estão previstas atividades audiovisuais, com produção de vídeos educativos, redação de conteúdo para material gráfico de suporte, além …

Ler mais…Oficina do projeto Oportunizar será realizada em Aracaju

OPINIÃO: Primeira atleta trans nas Olimpíadas precisou competir contra a transfobia para chegar em Tóquio

Laurel Hubbard, da Nova Zelândia, fez história ao entrar no ginásio do levantamento de peso feminino nesta segunda-feira (02/08). Em menos de 20 minutos de aparição, infelizmente ela foi desclassificada, porém a sua presença em Tóquio foi suficiente para tornar esta edição olímpica emblemática. A halterofilista foi a primeira atleta trans a disputar o levantamento …

Ler mais…OPINIÃO: Primeira atleta trans nas Olimpíadas precisou competir contra a transfobia para chegar em Tóquio

Morre Fran Demétrio, ativista de destaque em direitos da população trans

Morreu na tarde desta quarta (28/07), em Salvador, a pós-doutora Fran Demétrio, primeira mulher transexual a lecionar na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). A família não divulgou a causa da morte da professora, que vinha tratando sequelas da Covid-19. Fran era transfeminista e com forte atuação em pesquisas e no ativismo pelos direitos …

Ler mais…Morre Fran Demétrio, ativista de destaque em direitos da população trans

Oportunizar inicia contatos com empresas parceiras

Desde junho, a equipe de coordenação e agentes multiplicadores do projeto Oportunizar está a todo vapor, articulando estratégias para começar a implementar ações de qualificação e empregabilidade para pessoas trans em dez cidades brasileiras. Nas últimas semanas, foram realizados encontros promissores através de videoconferências com grandes marcas, como CVC, Itaú e Philip Morris. CVC Corp. …

Ler mais…Oportunizar inicia contatos com empresas parceiras

OPINIÃO: Morre Roberta, mais uma vítima do “cistema” que envergonha nossa nação

Nesta sexta-feira (09/07), lá se foi mais uma de nós. Roberta da Silva, 32 anos, mulher trans moradora de rua teve 40% do corpo queimado por um adolescente, no Centro do Recife, enquanto dormia perto do Terminal de Ônibus do Cais de Santa Rita, em 24 de junho. Hoje, por volta das 9h, ela não …

Ler mais…OPINIÃO: Morre Roberta, mais uma vítima do “cistema” que envergonha nossa nação